sábado, 23 de dezembro de 2006

Apartment


Quentin Tarantino pegou suas maiores influências e preferências para criar o surpreendente e assumidamente filme B de luxo Kill Bill. Ahn faz quase a mesma coisa com APT, mas seguindo o caminho inverso da obra do diretor americano, o resultado foi extremamente negativo, pra não dizer péssimo.



Veja a crítica completa no site Cine-Asia.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Morre Joseph Barbera

Retirado do site Adoro Cinema

Você pode não conhecê-lo, mas com certeza conhece algumas de suas criações. Joseph Barbera, criador de vários personagens dos desenhos animados, faleceu nesta segunda, aos 95 anos, de causas naturais. Barbera fundou em 1957, juntamente com William Hanna, a empresa Hanna-Barbera, que ganhou fama mundial devido aos seus desenhos animados. Entre suas criações estão a dupla Tom e Jerry, os Flintstones, Scooby-Doo, os Jetsons, Zé Colméia e Dom Pixote. Ao longo de sua carreira Joseph Barbera ganhou 7 Oscars, todos em parceria com William Hanna.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Aviso:

Caros leitores, colaboradores e visitantes:

Gostaria de informar, que por razões de força maior (leia-se exames da faculdade) irei temporariamente me afastar do blog até o dia 19 desse mês. Após as malditas (ou benditas) provas voltarei com força total, com novas críticas e matérias já preparadas. Qualquer coisa mande um email para donmarcusfreitas@yahoo.com.br.



Agradeço a compreensão de todos.
Marcus Freitas

Lars von Trier oferece recompensa a quem descobrir mistério de seu novo filme

Retirado do site Adoro Cinema.

The Boss of It All", mais novo filme do diretor Lars von Trier, traz consigo um mistério especial. O diretor escondeu no filme uma série de dicas visuais que, juntas, formam um código a ser decifrado. O próprio von Trier ofereceu uma recompensa de 30 mil coroas e um papel como figurante em seu próximo filme, The Anti-Christ, a quem decifrar o enigma. O filme, que já estreou na Dinamarca, traz a história do dono de uma empresa que cria um presidente imaginário, que sempre é responsabilizado por medidas impopulares. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Breve nos cinemas:












300 - Baseado no gibi de Frank Miller e direção de Zack Snyder, conta a história do exército de Esparta, que segurou o ataque de aproximadamente 500 mil gregos por vários dias. O filme promete ter um visual estilizado, fiel aos quadrinhos. Tem tudo para ser uma das surpresas do próximo semestre, com estréia prevista para março do ano que vem. O elenco conta com Gerard Butler e o brasileiro Rodrigo Santoro.

APOCALYPTO - após o polêmico A Paixão de Cristo, Mel Gibson prepara um filme sobre os sacrifícios humanos. A história se passa numa civilização Maia, está que está em declínio. Para que a prosperidade volte, eles acreditam ser necessário o sacrifício de pessoas, sendo que o protagonista da história é um dos escolhidos para o ritual. Segundo o próprio Gibson, não será necessário legendas no filme (será todo em dialeto maia) devido ao ritmo frenético de ação.

THE GOOD SHEPHERD - Estréia de Robert De Niro na direção, conta como foi o complicado começo da CIA, famosa agência americana. Tem um grande elenco, com nomes como Angelina Jolie, Matt Damon e Joe Pesci (estava sumido esse cara). Um drama de espionagem. Fica a curiosidade de como será De Niro atrás das câmeras. Se for um terço do que ele é como ator, será um ótimo trabalho.

sábado, 2 de dezembro de 2006

Domino - A Caçadora de Recompensas

Título original: Domino
Duração: 127 min.
Ano de lançamento: 2005
Direção: Tony Scott





Baseado em uma história real, Domino Harvey (Keira Knightley) é filha do ator Laurence Harvey e vive em meio ao luxo propiciado pela família. Decide então abandonar a promissora carreira de modelo e todo o glamour de sua casa para se tornar uma caçadora de recompensas, juntando-se ao grandalhão Ed Mosbey (Mickey Rourke) e ao tímido e misterioso Choco (Edgar Ramirez).

O que a primeira vista parece ser um filme bobo e já batido,acaba por se tornar um dos mais inteligentes do ano passado.A direção de Scott (Top Gun e Chamas da Vingança) se mostra mais uma vez grandiosa. Keira prova que consegue sustentar um filme e Mickey Rourke, apesar de não estar em tão boa forma quanto em Sin City, não faz feio na atuação.


O que talvez torne o filme um pouco estranho e difícil de ser acompanhado é o jogo de câmeras utilizado por Scott, em que praticamente nenhuma cena dura mais do que 3 segundos, e a fotografia escura do filme. Porém, ambos fatores tornam-se plausíveis desde que o filme narra as memórias de Domino. Um filme original e inteligente como há muito não se via.


Escrito por Luciano Evangelista.

Cavaleiros do Zodíaco - Prólogo do Céu


Mesmo com toda a violência, Cavaleiros do Zodíaco trata de amizade, valores como honra e ética e nenhuma morte é banalizada. Cada personagem, independente do lado defendido e do caminho escolhido, busca a redenção.


Veja a crítica completa no Cine Asia, clicando aqui.


terça-feira, 28 de novembro de 2006

"V de Vingança" pode ganhar uma sequência

Retirado do site Omelete

Não é certo, mas V de Vingança pode em breve ganhar uma continuação. Rumores indicam que a Warner Bros. pretende rodar um novo filme baseado nos personagens, cuja história poderia ser anterior ou posterior aos eventos exibidos no filme original. O novo filme seria rodado em 2007 no Reino Unido, tendo um baixo orçamento disponível e sendo lançado diretamente em DVD nos Estados Unidos. Até o momento não há a participação nem de Joel Silver nem dos irmãos Wachowski, produtores do filme original.

Rumo ao Japão!


Sei que o blog é sobre cinema, mas não podia deixar de falar do imortal Grêmio FBPA. Um ano após a batalha dos Aflitos, jogo que marcou a espetacular volta do time a elite nacional, agora comemora a volta a principal competição sulamericana: a Copa Libertadores da América. O destino final? Conquistar o mundo novamente!

Os demais que se cuidem, o time mais copero e peleador das américas está de volta ao seu lugar!

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Luto

Philippe Noiret

01/10/1930
23/11/2006

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Chan-wook Park fala sobre novo filme

Retirado do site Cinema em Cena

I’m a Cyborg, But That’s OK é o primeiro filme do diretor sul-coreano Chan-wook Park a ser classificado para a faixa etária de 12 anos. Em recente entrevista ao jornal Joong Ang Daily, ele disse que encara isso como um presente para sua filha adolescente, ao lado de quem ele costuma assistir a filmes de cineastas consagrados como Sergio Leone (Era uma Vez na América), Jacques Demy (Os Guarda-Chuvas do Amor) e Yasujiro Ozu (Era uma vez em Tóquio).

Park disse que, assim como seus outros filmes, este é sobre redenção. Segundo ele, os personagens principais são pacientes em um hospital psiquiátrico onde os médicos devem determinar o significado da redenção. "A garota no filme acredita que ela não pode sentir compaixão, porque ela é uma ciborgue de combate. Então, ela quer que o garoto roube a compaixão dela," disse.

O cineasta também comentou alguns de seus novos projetos. Sobre Bat, seu próximo longa, ele explicou que queria fazer um clássico e que o filme vai misturar romance e violência. Sobre seu papel de produtor em Snow Train (novo título de La Transperceneige), disse que não tem grandes ambições de seguir nesta função, e espera que diretores talentosos como Bong Joon-Ho (de The Host) sejam logo lançados no mercado internacional.

sábado, 18 de novembro de 2006

Filmagens de 'Sin City 2' tem data definida

Retirado do site Cinema em Cena

Frank Miller revelou ao site IGN que as filmagens de Sin City 2 terão início entre março e junho de 2007 e que, caso haja mudanças no cronograma, seu próximo projeto será dirigir a adaptação de The Spirit, quadrinho de Will Eisner criado na década de 1940.

Miller desmentiu os boatos de que ele e Robert Rodriguez estariam esperando a confirmação de uma famosa atriz, supostamente Angelina Jolie (Alexandre), para iniciarem a produção. "Há um milhão de peças que precisam ser colocadas no lugar. Mas, principalmente, precisamos esperar Robert terminar de filmar Grindhouse. Aí começaremos a rodar. O roteiro já está pronto."

Enquanto espera, Miller finaliza o trabalho em sua nova HQ, a graphic novel Batman vs. Osama bin Laden.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Roteiro de Kubrick está sendo filmado

Retirado do Site Cinema em Cena

Um filme que seria dirigido por Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço; Laranja Mecânica) pode sair do papel quase uma década após a sua morte. O cunhado do cineasta, Philip Hobbs, descobriu um roteiro intitulado Lunatic at Large, que Kubrick encomendou ao escritor Jim Thompson no final dos anos 1950.

Na época, Thompson e Kubrick vinham de uma bem-sucedida parceria que rendeu O Grande Golpe e Glória Feita de Sangue. Mas o diretor não pôde levar adiante o terceiro projeto da dupla porque acabou envolvido com outros trabalhos, entre eles Spartacus.

Hobbs disse ao jornal The New York Times que se lembra de ouvir o sogro dizendo que a idéia do filme era ótima, mas que não sabia onde havia guardado o roteiro. Ele queria filmá-lo depois de finalizar De Olhos Bem Fechados (1999), que acabou sendo seu último trabalho. Agora que o script foi encontrado, há planos para finalmente produzi-lo.

O veterano produtor Edward R. Pressman (O Corvo; Obrigado Por Fumar) está desenvolvendo o projeto junto com a produtora londrina Finch & Partners. O roteirista Stephen R. Clarke finalizou o tratamento de Thompson e o diretor de TV britânico Chris Palmer deve ficar no comando das câmeras.

Se o resultado ficará um décimo parecido com o que Kubrick pretendia, não saberemos. Mas não deixará de ser interessante ver um filme que poderia ter se tornado outra obra-prima do cineasta.

Clube da Luta

Título original: Fight Club
Duração: 150 min
Ano de lançamento: 1998
Direção: David Fincher




Este é um filme que marcou a minha geração. Ele trata da história de um homem (Edward Norton) que não é nomeado e que aqui chamarei de Jack. Jack sofre de insônia profunda e sendo desprezado pelos médicos encontra a salvação em grupos de apoio a doentes terminais, mesmo não tendo doença alguma. Nestes, Jack encontra outra farsante: Marla Singer (Helena Bonham Carter), e a presença dela o faz perder o sono novamente. Jack então conhece Tyler Durden (Brad Pitt), e Tyler representa a ele tudo que Jack queria ser, uma espécie de Super-Herói. Juntos, decidem montar o Clube da Luta, um lugar onde homens se reúnem para se baterem e assim sentirem que ainda estão vivos e que sangue ainda corre em suas veias.

Com atuações excepcionais, com destaque para Edward Norton, e uma belíssima direção de David Fincher (Seven) que acaba por colocá-lo no rol dos grandes diretores, este filme vai muito além de simples violência. É uma crítica dura ao consumismo, à passiva geração atual, enfim, à sociedade norte americana em si.


Com um roteiro niilista e psicológico, uma fotografia belíssima regada a mensagens subliminares, uma trilha sonora que se mescla perfeitamente com o conjunto e um dos melhores trios de atuação já montados no cinema, Clube da Luta é um daqueles filmes que merecem ser vistos mais de uma vez. Não é apenas um filme, é uma espécie de antro filosófico, com diversas sacadas inteligentes e que traz reflexão ao final. Um clássico cult não reconhecido pela crítica.


Escrito por Luciano Evangelista.

Trailer de 'Renaissance'



Um dos filmes pré-selecionados para o Oscar de animação, Renaissance é uma aventura sci-fi francesa que usa uma técnica similar a usuada em Sin City. A história passa no ano de 2054, em Paris, onde uma grande empresa monitora e controla todos os cantos da cidade. Além do visual e da inspiração em Blade Runner, ainda conta com a dublagem de Daniel Craig (novo James Bond). Deve valer muito a pena!

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Sonhos

Título original: Yume
Duração: 119 min.
Ano de lançamento (JAP): 1990
Direção: Akira Kurosawa



"Uma vez eu tive um sonho..." Esse é o começo de uma das mais significativas obras que representam a união entre várias artes: cinema, pintura e poesia. Akira Kurosawa, diretor de clássicos como Sete Samurais, Ran e Derzu Uzala, transpõe de forma magistral na tela toda sua sensibilidade e os seus sentimentos em relação à vida, a morte, ao fantástico e ao mundo em Sonhos, um de seus últimos trabalhos (viria a falecer em setembro de 1998). São 8 segmentos, ou sonhos, que retratam a infância, a dilema da morte, o apocalipse e a utopia. Uma das mais belas obras do mestre Kurosawa.

Veja a crítica completa no site Cine-Asia.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Adaptação de 'Castlevania' para o cinema

Os últimos dias foram cheios para a adaptação às telas do game de ação e terror Castlevania, que será dirigida por Paul W.S. Anderson (Alien X Predador).

Primeiro, a Rogue Pictures, subdivisão da Universal, encampou o projeto de 50 milhões de dólares e confirmou que co-produzirá e financiará ao lado da Crystal Sky Entertainment. Caberá à Rogue, também, distribuir o filme dentro dos EUA e no Reino Unido, enquanto a Crystal Sky assume as vendas no resto do mundo.

Depois, um teaser pôster do filme (veja ao lado) já pipocou na internet, provavelmente saído do American Film Market, feira de licenciamento e comercialização de filmes que acontece atualmente em Santa Monica, na Califórnia. O cartaz logo foi retirado do AllPosters.com, mas conseguimos laçá-lo com o chicote, ainda que a qualidade e o corte não sejam ideais.

O filme explicará como começou a rivalidade entre Drácula e o clã Belmont e atravessará gerações, da mesma maneira que os jogos. Boa parte da trama, porém, será ambientada na Transilvânia do século XV. Em entrevistas, o diretor diz que pretende manter o visual gótico dos games e o estilo de música - até o compositor das aventuras recentes pode ser aproveitado no cinema.

Atualmente Anderson e o produtor Jeremy Bolt procuram locações na Hungria e na Romênia, onde devem rodar a partir de março ou abril de 2007. Os interiores do castelo do vampiro serão construídos em Budapeste. O estréia fica para 2009.



PS: Na minha opinião, vão estragar mais um grande clássico dos games, pra variar...

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Scorsese filma documentário sobre Stones

Retirado do site Cinema em Cena

Martin Scorsese é um fã assumido dos Rolling Stones. Prova disso é o constante uso de canções da banda em seus filmes. Não é de se admirar, portanto, que o cineasta esteja fazendo um documentário sobre os lendários roqueiros.

Segundo o The Hollywood Reporter, Scorsese está acompanhando o grupo em sua turnê A Bigger Bang pelos Estados Unidos. No domingo passado, 29 de outubro, o diretor filmou a apresentação realizada na festa beneficente de aniversário do ex-presidente americano Bill Clinton, celebrada no Beacon Theater, em Nova York. Na quarta-feira seguinte, dia 1º, Scorsese registrou um novo concerto em Manhattan. E antes desses dois shows, ele já havia filmado os músicos em Austin, Texas.

Além de mostrar os Stones no palco, Scorsese também vai incluir no documentário entrevistas e cenas de bastidores. Para ajudá-lo nessa parte, ele chamou ninguém menos que o veterano documentarista Albert Maysles, um dos criadores do Cinema Direto e responsável pelo clássico documentário sobre os Stones, Gimme Shelter, de 1970.

Com este novo projeto, Scorsese repete o que fez entre 2004 e 2005, intercalando um documentário entre duas obras de ficção. Logo depois de filmar O Aviador, ele fez No Direction Home, sobre outro ícone do rock, Bob Dylan. Em seguida, foi para os sets de Os Infiltrados, que acaba de chegar aos cinemas. Assim que largar a companhia dos Stones, ele pretende filmar Silence ou The Rise of Theodore Roosevelt.

O documentário dos Stones será lançado pela Paramount nos Estados Unidos no final de 2007.

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Park e Bong juntos em adaptação de graphic novel francês

Retirado do site Cinema em Cena

Os diretores sul-coreanos Chan-wook Park (Oldboy) e Joon-Ho Bong (Memórias de um Assassinato) planejam trabalhar juntos em La Transperceneige, adaptação de uma graphic novel francesa de autoria de Jacques Lob e Jean-Marc Rochette.

A história se passa em um trem, utilizado como o último abrigo da civilização humana durante uma nova Era do Gelo. O trem apresenta-se como uma miniatura da vida em sociedade, mostrando o complicado convívio entre pessoas de diferentes classes e visões políticas.

O filme será rodado em inglês e dirigido por Bong, enquanto Park cuidará da produção.

Segundo a Variety, os cineastas ainda procuram um roteirista para o projeto, que deve contar com um dos maiores orçamentos já utilizados para um filme sul-coreano.

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Trailer de 'Science of the Sleep'



Trailer do novo filme de Michel Gondry, diretor de Brilho eterno de uma mente sem lembranças, e conta com Gael Garcia Bernal no elenco, possui um clima de fantasia similar ao seu último filme. No enredo, um rapaz desenvolve uma maneira de controlar os seus sonhos para ficar com a mulher que ama, mas fica perdido e trancado entre os sonhos e a realidade. O filme recebeu boas críticas em vários festivais.

sábado, 28 de outubro de 2006

Lista dos candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Retirado do Site Adoro Cinema

61 países estão na disputa pelo próximo Oscar de melhor filme estrangeiro. Ou melhor, 60 países estão confirmados, já que ainda há dúvidas sobre a participação do finlandês Luzes na Escuridão, cujo diretor não quer que seja candidato como protesto à política externa do presidente George W. Bush. A questão ainda não está definida, com integrantes do comitê finlandês tentando convencer o diretor Aki Kaurismaki a mudar de idéia. Enquanto a questão não é resolvida, confira logo abaixo todos os candidatos ao próximo Oscar de melhor filme estrangeiro:

- Alemanha => "The Lives of Others", de Florian Henckel von Donnersmarck
- Argélia => "Dias de Glória", de Rachid Bouchareb
- Argentina => "As Leis de Família", de Daniel Burman
- Austrália => "Ten Canoes", de Rolf de Heer
- Áustria => "You Bet Your Life", Antonin Svoboda
- Bangladesh => "Forever Flows", de Abu Sayeed
- Bélgica => "Someone Else's Happiness", de Fien Troch
- Bolívia => "American Visa", de Juan Carlos Valdivia
- Bósnia e Herzegovina => Em Segredo, de Jasmila Zbanic
- Brasil => Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes

- Bulgária => "Monkeys in Winter", de Milena Andonova
- Canadá => "Water", de Deepa Mehta
- Casaquistão => "Nomad", de Sergei Bodrov, Talgat Temenov e Ivan Passer
- Chile => "Na Cama", de Matiaz Bize
- China => "Curse of the Golden Flower", de Zhang Yimou
- Colômbia => "A Ton of Luck", de Rodrigo Triana
- Coréia => "King and the Clown", de Lee Jun-ik
- Croácia => "Libertas", de Veljko Bulajic
- Cuba => "El Benny", de Jorge Luis Sanchez
- Dinamarca => "After the Wedding", de Susanne Bier
- Egito => "O Edifício Yacoubian", de Marwan Hamed
- Eslovênia => "Gravehopping", de Jan Cvitkovic
- Espanha => Volver, de Pedro Almodóvar
- Filipinas => "The Blossoming of Maximo Oliveros", de Auraeus Solito
- França => "Avenue Montaigne", de Daniele Thompson
- Grécia => "Chariton's Choir", de Grigoris Karantinakis
- Holanda => "Black Book", de Paul Verhoeven
- Hong Kong => "The Banquet", de Feng Xiaogang
- Hungria => "White Palms", de Szabolcs Hajdu
- Índia => "Rang De Basanti", de Rakeysh Omprakash Mehra
- Indonésia => "Love for Share", de Nia Dinata
- Irã => "Transit Cafe", de Kambozia Partovi
- Iraque => "Dreams", de Mohamed Al-Daradji
- Islândia =>"Children", de Ragnar Bragason
- Israel => "Sweet Mud", de Dror Shaul
- Itália => Mundo Novo, de Emanuele Crialese
- Japão => "Hula Girls", de Sang-il Lee
- Líbano => "Bosta", de Philippe Aractingi
- Lituânia => "Before Flying Back to Earth", de Arunas Matelis
- Macedônia => "Kontakt", de Sergei Stanojkovski
- Marrocos => "The Moroccan Symphony", de Kamal Kamal
- México => O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro
- Nepal => "Basain", de Subash Prasad Gajurel
- Noruega => "Reprise", de Joachim Trier
- Peru => "Madeinusa", de Claudia Llosa
- Polõnia => "Retrieval", de Slawomir Fabicki
- Portugal => "Alice", de Marco Martins
- Porto Rico => "Thieves and Liars", de Ricardo Mendez Matta
- Quirquistão => "The Wedding Chest", de Nurbek Egen
- República Tcheca => "Lunacy", de Jan Svankmajer
- Romênia => "Como Festejei o Fim do Mundo", de Catalin Mitulescu
- Rússia => "9th Company", de Fyodor Bondarchuk
- Sérvia => "Tomorrow Morning", de Oleg Novkovic
- Suécia => "Falkenberg Farewell", de Jesper Ganslandt
- Suíça => "Vitus", de Fredi M. Murer
- Tailândia => "Ahimsa Stop to Run", de Leo Kittikorng
- Taiwan => "Blue Cha Cha", de Cheng Wen-tang
- Turquia => "Ice Cream, I Scream", de Yuksel Aksu
- Ucrânia => "Aurora", de Oxana Bayrak
- Venezuela => "Maroa", de Solveig Hoogesteijn
- Vietnã => "Story of Pao", de Ngo Quang Ha

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Gosto de Vingança


Título original: Dalkomhan Insaeng
Direção: Kim Jee-Woon
Ano de lançamento (COR): 2005
Duração:121 min.






Sun-Woo tem fielmente servido o seu patrão, o 'presidente' Kang, nos últimos 7 anos, sendo por isso o seu braço direito e gerente do seu hotel. Kang vem mantendo um caso amoroso com uma moça muito mais nova do que ele suspeitando que ela o anda a trair. Assim sendo, entrega à missão de descobrir a verdade dos fatos ao seu fiel empregado, pedindo-lhe que não tenha misericórdia caso a traição seja real… A batalha que se irá decorrer vai ultrapassar os valores da honra, lealdade ou vingança…ultrapassando os limites do razoável.

Após o fabuloso Medo (talvez o melhor filme de terror psicológico asiático de todos os tempos), chega o novo filme de Kim Jee-woon: Gosto de Vingança. Trata-se do primeiro filme de ação noir coreano e dentro desse contexto faz bonito.

Assim como em Medo as marcas de originalidade, desafio intelectual e soberbo estilo visual, voltam a estar presentes, acrescentando-se ainda excelentes cenas de ação (coreografadas ao estilo John Woo), intercaladas com momentos de narrativa lenta (mas visualmente soberbos) servidos por uma música clássica de fundo da autoria de… Chopin! O vermelho e o negro são utilizados de forma perfeita pelo diretor como forma de ilustrar o ambiente do filme.

Sun-Woo é por definição o bandido com estilo; Sempre vestido de preto, integrado num mundo de violência, domina artes marciais, facas e armas de fogo. Aparentemente calmo, vive no seu mundo, desligado de tudo o que o rodeia, não tem namorada nem amigos de qualquer espécie, vivendo sozinho. Na sua mais recente missão, a amizade estabelecida com a sua presa irá levar à sua expulsão da gangue. Confiando na sua consciência mas contradizendo o seu chefe, irá forçar a sua derrocada. Uma mulher irá mudar o seu destino para sempre…

Com um final sangrento ao estilo Scarface, Gosto de Vingança tem todos os ingredientes para agradar os amantes dos policiais noir e sangrentos ao estilo de Brian De Palma. Com inevitáveis comparações a Oldboy, devido à temática de vingança explorada, é no entanto, um filme diferente do de Park Chan-Wook, na medida em que transparece todos os traços característicos e de autor do cineasta Kim Jee-woon.

Portanto este é mais um filme de vingança, só que com um estilo muito próprio e com uma direção de classe. Não sendo uma obra-prima do diretor, é certamente recomendável. Sendo o primeiro filme noir coreano, o que prova que este país está cada vez a evoluir mais e melhor tornando-se uma séria referência para o que de melhor se faz na 7ª arte.


Texto escrito por Sérgio Lopes.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

O Homem Duplo


Título original: A Scanner Darkly
Ano de lançamento (EUA): 2006
Duração: 100 min.
Direção: Richard Linklater






Num futuro não tão distante, o narcotráfico é tratado como terrorismo pelas autoridades, onde a principal droga consumida é a 'Substância D'. Bob Arthur (Keanu Reeves) é um policial que trabalha sob disfarce e deve colher informações sobre seus amigos próximos, mas também adquiriu o vício pela 'Subst. D'. Porém ele recebe a ordem de investigar sua própria vida e entra numa experiência totalmente bizarra, um pesadelo, onde ele não distingue a realidade e nem mais sua verdadeira identidade.

Philip K. Dick é o escritor da obra original, um alucinado, típico drogado nos anos 60, tanto que O Homem-Duplo foi baseado nas suas experiências com drogas. Seus livros de ficção científica, num estilo mais novelesco, há 40 anos atrás já tratavam de temas como experiências genéticas e suas implicações na ética, controle mental, liberdades individuais e problemas de identidade, além de outros mais. Ele sempre imaginou um futuro pessimista, provavelmente influenciado por problemas pessoais (casamentos desfeitos, drogas, o abandono do pai ao cinco anos de idade). Entre seus livros que ficaram famosos no cinema, figuram Blade Runner - O caçador de Andróides e Minority Report. Com certeza era um escritor à frente de seu tempo.

O roteiro do filme tenta confundir a cabeça de cada um, e realmente consegue. Uma hora o personagem de Keanu Reeves, Bob Arthur, está num disfarce policial (algo como uma roupa que muda constantemente de formas e feições, um incrível artefato) falando sobre como as autoridades devem lidar com o problema da droga para uma platéia e depois está com sentado com seus amigos ingerindo a tal 'Slow Death', apelido dado à droga D. Essa droga está fazendo com que Bob fique insano, tanto que não distingue mais nem ele próprio do seu papel como espião. Em alguns momentos o roteiro fica desconexo com a trama toda, deixando quem vê perdido na história, tendo alguns diálogos e cenas totalmente desnecessárias. Talvez essa fosse a intenção, tanto do livro quanto do filme, fazer com que o espectador fosse apenas um visitante na loucura, no pesadelo dos personagens (algo que faltou no filme, mais crises como a que aparece na abertura), mas acontece que isso o deixou meio confuso, perdido entre os jogos de gato-e-rato.

Os atores estão todos bem, com destaque para Robert Downey Jr., que faz o tagarela e sabichão Barris, que sempre quer mostrar a sua inteligência, o que é discutível, ao demais. Porém, o que chama atenção mesmo é a técnica usada para deixá-lo parecido com uma animação. O visual do filme é fantástico! Parece um anime (animação japonesa) salvo algumas óbvias diferenças. Linklater já havia usado a tal técnica da rotoscopia digital no filme Waking Life, que consiste em rodar normalmente as cenas e posteriormente recobri-las com animação gráfica computadorizada. O resultado ficou ótimo, com muitas cores e de uma enorme beleza.

Uma alucinante viagem na mente de Dick, conseqüência de sua experiência com as drogas, transposta na tela por Linklater de uma maneira inovadora, mas que peca por ficar confusa em alguns momentos. É disso que o cinema precisa, mais interatividade entre as mídias disponíveis, sair do tradicional pode dar resultados muito positivos. Se o roteiro tivesse algumas modificações que deixassem o filme fluir seria melhor ainda, mas mesmo assim vale a pena assisti-lo.

Remakes de clássicos com...

Coelhos! O site Angry Alien disponibiliza umas hilariantes paródias de alguns clássicos do cinema. Filmes como Pulp Fiction e O Iluminado não escaparam da implacável refilmagem dos famigerados coelhinhos. Para ver todas as animações clique aqui. Abaixo uma pequena seleção de filmes:
















Da esquerda para direita: Pulp Fiction, Aliens, Rocky, O Chamado, Cães de Aluguel, Highlander, O Iluminado, Star Wars, O Exorcista, Casablanca, O Segredo de Brokeback Mountain e Super-Homem. Clique na figura para ver a animação.

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Cinemas americanos se recusam a exibir filme com morte de George W. Bush

Retirado do site Adoro Cinema

Após causar polêmica ao ser exibido no Festival de Toronto, Death of a President provoca controvérsias entre os exibidores de cinema dos Estados Unidos. O filme, um suspense investigativo que mostra a morte do presidente americano George W. Bush, tem sido recusado por vários exibidores, que não querem exibi-lo em seus cinemas. Entre eles está a Cinemark USA e a Regal Entertainment Group, dona da maior rede de cinemas do país. Apesar das dificuldades a Newmarket Films, que adquiriu os direitos de distribuição logo após o Festival de Toronto, confirma que pretende lançá-lo nos cinemas americanos em 27 de outubro, pouco antes da data marcada para as eleições americanas, em 7 de novembro.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Filho de Hayao Miyazaki fala da conturbada relação profissional com o pai

Retirado do site Omelete.

Ainda que estejam sob o mesmo teto - o estúdio de animação Ghibli - o mestre Hayao Miyazaki e o seu filho, Goro Miyazaki, têm relação conflituosa. Com o anúncio do começo da produção do novo desenho de Hayao, mesclado ao sucesso do primeiro longa de Goro, o assunto veio à pauta.

Não tinha como ser diferente. O filme de Goro, Gedo Senki - em inglês, Tales of Earthsea -, primeiro lugar nas bilheterias japonesas de agosto a setembro, começa com a cena de um príncipe frustrado apunhalando seu pai à morte. Em entrevista à Reuters, o filho mais velho do diretor de A viagem de Chihiro e O castelo animado falou sobre o assunto.

"Ver alguém inexperiente como eu de repente fazer um filme de quase duas horas é algo que ele pensaria tratar-se de uma profanação da animação", disse Goro, que em Gedo Senki adapta a série Earthsea - de Ursula K. Le Guin, mais conhecida no Ocidente - a contragosto de Hayao. Aos 39 anos, Goro faz questão de chamar o pai pelo nome completo. "Para Hayao Miyazaki, agora que eu fiz meu primeiro filme, nos tornamos como rivais."

A coisa descamba para problemas de família no diário que Goro mantém na internet. No post intitulado "Zero pontos como pai, nota máxima como diretor", ele diz: "Desde o tempo em que comecei a prestar atenção no mundo, até hoje, nós praticamente nunca nos falamos". O filho rapidamente soube que só conseguiria entender o pai por seus filmes, como diz Goro no diário. Até 2005, o primogênito administrou um museu em Tóquio dedicado ao pai. Deixou-o para cuidar de Gedo Senki.

Apesar de ter dividido a crítica, Goro se preocupou mais com a opinião do pai. Hayao Miyazaki assistiu ao filme e, segundo o produtor Toshio Suzuki transmitiu a Goro, louvou a honestidade da direção do filho. "Eu fiquei feliz - e aliviado", disse Goro à Reuters.

Breve nos Cinemas

Alguns filmes interessantes que estréiam nesse ou no próximo ano aqui no Brasil:


BABEL - Último filme do diretor Alejandro Gonzáles (Amores Brutos, 21 Gramas) conta com um trio de estrelas no elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal. Final da trilogia iniciada com Amores Brutos, e seguida com 21 Gramas. A história mostra Richard (Pitt) e Susan (Blanchett), um casal de americanos, passeando no tranqüilamente no Marrocos até Susan ser baleada por crianças que cuidavam de um rebanho de cabras. A partir daí é mostrado como esse acontecimento afeta várias pessoas ao redor do mundo.



I'M A CYBORG, BUT THAT'S OK! - Chan Wook-Park anunciou, após o termino de Lady Vengeance, que seu próximo filme seria sobre uma garota cyborg. E ele não mentiu. "I'm a cyborg, but that's ok!" trata de uma garota que é internada num hospício por achar ser um cyborg de guerra, e lá ela conhece um rapaz que acredita ter o poder de roubar a alma das pessoas. É uma comédia romântica no estilo Wook-Park (veja na seção Trailers). Esperamos que seja mais um belo exemplar do cinema oriental, que cresce em todos os sentidos.



CASINO ROYALE - Novo filme do espião mais famoso do mundo: James Bond. Encerrado o ciclo de Pierce Brosnan, agora é a vez de Daniel Craig servir a rainha e viver as aventuras cheias de tiros, bugigangas tecnológicas secretas, pegas (seja de lancha, carro, avião...) alucinantes e principalmente belas mulheres. A Bond-girl dessa vez será a estonteante e ótima atriz Eva Green (Os Sonhadores). Pode ser apenas mais do mesmo, mas sempre vale dar uma olhada no espião, até porque não vai faltar barulho ao redor do filme.



GOYA'S GHOSTS - O filme é sobre o escândalo que envolveu o pintor espanhol Francisco Goya e sua musa adolescente, garota essa que foi acusada de heresia por um monge envolvido com a inquisição espanhola. Nomes como Javier Bardem e Natalie Portman integram o elenco de Milos Forman. Correram algumas notícias de que o filme teria cenas de nudez da Natalie Portman, mas logo foram desmentidas (terá uma dublê de corpo). Forman sempre capricha em seus filmes (Amadeus, Um Estranho no Ninho), então tudo leva a crer que será um excelente trabalho.