sexta-feira, 2 de março de 2007

David Fincher fala sobre a longa duração de "Zodíaco"

Retirado do site Cinema em Cena

Zodíaco estréia hoje, 02/03, nos cinemas americanos, com uma duração de 2 horas e 40 minutos. Em uma matéria da Associated Press sobre filmes longos e os problemas que eles podem gerar (para ler, em inglês, clique aqui), o diretor David Fincher explicou porque optou por não "encurtar" seu mais recente trabalho.

"Eu adoraria se o filme tivesse ficado mais curto, mas eu simplesmente não consegui encontrar uma forma de fazer isso dramaticamente", disse. "Ninguém quer abusar da paciência de ninguém, mas você quer que o público tenha uma experiência significativa e variada. Algumas vezes, pode ser que cineastas se apaixonem pela história que estão contando e talvez precisem ser mais diligentes na forma como a estão contando. No nosso caso, você está falando sobre uma investigação que durou 35 anos, e nós apenas sentimos que não havia realmente um jeito de fazermos o que queríamos com uma duração menor", completou.

Segundo Fincher, antes de fechar o acordo de produção e distribuição com a Warner e a Paramount, uma tentativa foi feita com a Sony. No entanto, o estúdio exigiu que o filme tivesse no máximo 2 horas e 15 minutos, o que o fez desistir do negócio. Para Fincher e sua equipe, o importante era fazer um longa denso e bem caracterizado.

"Eu concordo que você não pode fazer filmes que durem três horas sem motivo aparente. Uma comédia romântica de três horas dura mais que a maioria dos casamentos", ironizou Fincher, explicando que, em Zodíaco, "há elementos na narrativa que não são essenciais para a investigação, mas se você começar a removê-los, o filme fica mais parecido com um procedimento policial seco".

Confira o trailer abaixo:


5 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, o filme estreou hoje nos Estados Unidos e estou extremamente ansioso para vê-lo. Fincher é um dos meus diretores preferidos e concordo com o que ele falou - não importa se o filme é longo, o importante é que a crítica está adorando e parece ser um filmaço. O trailer é muito bom.

Anônimo disse...

Eu não tenho problema com filmes longos ou não - desde os habituais 80 minutos de Woody Allen aos 170 de Scorsese, o que importa é o filme ser bom. E esse suspense parece que vai ser demais.

abs!

Marcus Vinícius disse...

Também aguardo bastante esse filme, ainda mais que estou lendo um livro sobre os principais crimes do séculom entre eles os do Zodíaco.

Abs a todos!

Museu do Cinema disse...

Eu sou fã do Fincher, para mim um dos maiores nomes da atual safra de cineastas hollywoodianos.

Anônimo disse...

Esse promete...