sábado, 18 de outubro de 2008

Trovão Tropical


Fui ao cinema esperando um filme bem bagaceira, cheio de piadas idiotas e paródias mal feitas. Porém esse filme me surpreendeu. Não é só bom, como é excelente.

Tudo está ali, os cliches de guerra, a referência aos clássicos, a trilha sonora batida. Mas quando digo isto não me refiro a uma cena com "Cheiro de Napalm" e Cavalgada das Valquírias, eles foram além, fizeram piada da megalomania de Coppola, do sentimentalismo do Oliver Stone e dos efeitos de Spielberg. Ainda estão ali Comando para Matar, Rambo, e vários outros filmes de guerra, com alusões ora inteligentes, ora escrachadas.

Um filme pra quem tem bagagem. A metalinguagem de um filme sobre um filme é muito bem trabalhada, e explorada em seus mais divesos aspectos, desde a vida dos atores até a ira de um produtor megalomaníaco e seu diretor meia-boca.

Ben Stiller me surpreendeu na direção, muitas vezes os cortes são secos demais e muito abruptos, e não há nada de inovador no que ele fez, mas todos os planos e enquadramentos clássicos estão ali. No geral ele foi bem. Downey Jr. está muito bem também, e o Jack Black é o ponto fraco do filme, as piadas mais idiotas são com ele, poderiam tê-lo usado melhor.

Enfim, é divertido e engraçado, e de maneira surpreendente, não é só isso, tem um que de reflexão e exige um mínimo de bagagem do espectador.

Por Luciano Evangelista
-

8 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, este filme, infelizmente, ainda não estreou por aqui e eu já estou perdendo as esperanças de que passe por aqui. Uma pena porque tenho muita curiosidade em ver "Trovão Tropical", porque só tenho lido elogios em relação ao longa.

Anônimo disse...

Parece ser excelente mesmo este filme. Não veja a hora de conferi-lo. Uma pena que perdi nos cinemas.

Ciao!

Anônimo disse...

Fale o que quiser de mim, mas se o filme tem o Ben Stiller ou o Jack Black eu vou ver, ainda mais com o Downey Jr. negro, rs...

PS: Mas infelizmente eu ainda n vi, AUHUHAUH

Museu do Cinema disse...

Não chega a tanto caro gremista, msa é um bom filme sim.

Otavio Almeida disse...

É maravilhoso! Um dos melhores do ano! Abs!

Anônimo disse...

Quero ver muito esse filme.
Parece ser hilário.
Vai ser o jeito fazer Cine Download nele, pois acho que não entrará em cartaz por aqui hehehe

Anônimo disse...

"Trovão Tropical" é um dos melhores do seu gênero nesse ano (se não o melhor), mas como cinema no geral esperava um pouco mais.

Jonathan Rodrigues disse...

eu tive muita vontade de conferir este filme, sóq eu na época de lançamento no cine foi uma em que eu não tinha temmppo pra assistir nada

pois bem, verei o mais rápido possivel, e com sua critica, ainda com mais expectativas