quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Melhores Álbuns de 2008

Se os filmes foram poucos, em compensação o ano de 2008 teve muita música. Repassando os meses dá para montar uma trilha sonora inclusive, com momentos alegres e tristes, alguns tristes demais até. Enfim, de tanta coisa que ouvi, mas resolvi colocar apenas álbuns lançados em 2008. Eles foram escutados exaustivamente, mas nenhum perdeu a graça. Antes da lista, agradeço aos integrantes dos excelentes blogs Vício Auditivo e Lado E., cujos quais foram de grande serventia e sempre visito e recomendo à quem quer procurar música de altíssima qualidade. Então vamos ao que interessa:


We'll find a place to walk in
When i've touched the ground
If you could let me now
When you're slowing down”

Room Eleven – Mmm... Gumbo!
Com uma vocalista que lembra muito a Radha Mitchell, Room Elevem dá uma roupagem atual para um ritmo antigo: o jazz. Na realidade, eles misturam de tudo um pouco, mas o predominante claramente é o jazz. Também muito viciante. Após o primeiro contato, a previsão é ficar semanas ouvindo direto.
Faixas favoritas: Always, Hey hey hey!, Swimmer, Not jealous


“Forgive me first love, but i'm tired
I need to get away, to fell again
Try to understand why...”

Adele – 19
Que voz têm essa robusta moça. Voz de diva da música mesmo, um tom grave mas não faz feio nos agudos. Falam tanto da Amy (que sim, canta para caralho) e outras cantoras mais em voga na mídia, mas esquecem dela. É de arrepiar a 'Make you fell my love,' poderoso cover do velho Bob Dylan.
Faixas favoritas: Chasing paviments, Melt my heart to stone, Cold Shoulder e First love


“And how dare that you send me that card
When i'm doing all that I can do
You're forcing me to remember
When all I want is to just forget you”

Rachael Yamagata – Elephants... Teeth Sink Into Heart
Mereceu até um post especial no blog. Se por um lado é o lançamento mais belo do ano, por outro é o trabalho mais forte e depressivo da cantora que recentemente conquistou meu coração. Quer dizer, Elephants é depressivo, pois Teeth Sink Into Heart é um como um chute na bunda. É simplesmente perfeito para se ouvir com o coração partido, quando se perde um amor seja lá qual for o motivo. E digo isso por experiência própria.
Faixas favoritas: Sunday afternoon, Elephants, Duet e Faster


“I felt in your arms tonight
I felt hard in your arms tonight, it was nice
I died in your arms tonight
I slept trought into the afterlife, it was nice”

Mother Mother – O My Heart
Uma surpresa extremamente grata. Sério mesmo, acho que todos deveriam no mínimo dar uma ouvida neste álbum, nem que fosse bem rápida. O que mais chama atenção são as melodias, que além de viciantes são muito bem trabalhadas, tal como como os back vocals, que dão um plus a mais nas faixas (o que se nota facilmente em 'Body of years').
Faixas favoritas: Body of years, Ghosting, Try to change e Arms tonight


“When all works out in the end
And if I try, we'll make it
Cause maybe i'm a bitch, but i'm the best
Our story has no end”

Beangrowers – Not In A Million Lovers
Acredito que tenha sido o álbum que mais ouvi em 2008, minha conta no Last.fm não me deixa mentir sozinho. Banda de indie-rock, lembra bastante o Pixies, principalmente as músicas com vocal feminino. Se pararmos para analisar, a vocalista Alison Galea remete muito a Kim Deal. A tônica desse álbum, pelo menos na minha leitura. é o amor. Isso a faixa-título entrega de bandeja. Até porque o final desse post não poderia ser diferente, não?
Faixas favoritas: Captain Darling, Life is a bitch then she sings in your band, Ours is a small flat


12 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade só escutei os discos da Adele e da Rachael Yamagata, sem dúvida excelentes! A primeira é uma das melhores revelações do ano, amo essas músicas citadas. A segunda conquista fácil pela bela voz, especialmente em "Elephants".

E Marcus, você ainda não respondeu minha pergunta do post anterior...

Museu do Cinema disse...

Puts..de onde sairam isso ai?

Não conheço nada!

Anônimo disse...

Não escutei alguns aqui, ou seja, serviu até como inspiração pra mim. Ainda lembraria de Viva La Vida, incrível álbum.

Ciao!

Denis Torres disse...

Olá Marcus, estou criando um blog sobre cinema e gostaria de incluí-lo na minha lista de links. O endereço é http://thecinemaniaco.wordpress.com/. Depois me dê um retorno aprovando a inclusão de seu link e fazendo uma visita ao blog. Abs!

Vanusa disse...

Respondendo a sua comparacao entre Adele e Amy Winehouse: A Adele certamente tem uma voz fantastica, mas eu nao acho que ela se equale ao talento da Amy.
A musica da Amy WInehouse tem uma crueza, uma sinceridade muita mais genuina. Eu nao acho que nenhuma das musicas da Adele chegue perto da intensidade, de ... vamos dizer "Best Friends."

Mas com certeza o CD da Adele, comparado a outros lancamentos de 08, estah bem acima da media.

PS: desculpa a falta de acentos. Meu teclado nao estah configurado.;)

Anônimo disse...

Boas, o meu nome é André Marques e eu e mais uns amigos meus criamos este blog: cinemafilmescinema.blogspot.com , que foi publicado há alguns dias e estamos a ver se o promovemos, se começamos a ganhar algumas visitas boas pois pensamos ter futuro com este blog e temos bastantes ideias para apresentar ainda, pois está numa fase muito prematura o nosso blog.

Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda.

Muito Obrigado

Até Breve

Anônimo disse...

Marcus, tudo bem cara? Então, não sei se tu lembra de mim, mas eu sou do blog Diário de Dois Cinéfilos. É que peguei umas "férias" das postagens esse ano. Mas estou de volta! O blog começará a ser atualizado constatemente. =D, adorei sua lista de melhores filmes do ano, muito parecida com a minha, só adicionaria o lindíssimo O Escafandro e a Borboleta.

Abraços!

Anônimo disse...

Escutei muito pouca coisa nova em 2008, mas o álbum que eu mais gostei foi o "Sou" do Marcelo Camelo.

Marcus Vinícius disse...

Vinícius, pode baixar o resto. Se não curtir fico te devendo uma cerveja.

Companheiro tricolor, começa por Mother Mother então.

Wally, o cd do Coldplay é bom, gostei também, mas esses da lista foram especiais.

Sãopaulino que verá o Tri gaúcho da América esse ano, bem vindo ao mundo blogueiro.

Acho que me expressei mal, Vanusa. Como disse no post, adoro a Amy, ela é uma baita cantora, mas é que estão dando mais bola para as putarias e farras dela do que para a música propriamente disso. Não gravou mais nada, os shows são uns fiascos, enfim. Acho que me expliquei melhor. =]

Beleza André, vou lá dar uma olhada e uma ajuda sim, sem problema nenhum.

Lembro sim Rodrigo, e eu entendo bem de pegar férias de postagens, hehe. Algumas vezes quase abandono o blog, mas sempre volto. Bem vindo de volta então.

Kamilinha, como foram as férias? Bah, não ouvi esse cd ainda. Agora, ele e a Malu Magalhães devem ser o casal mais chato do universo, não concorda? =D

Abraços à todos!

Anônimo disse...

Marcus, vc tá falando do Aloísio mesmo? Ele foi vendido e saiu do São Paulo faz meses!

Paula disse...

Olá! Então, estava passeando pelo seu blog muito interessante e achei o Room Eleven, banda que quero baixar faz muito tempo mas não acho o cd em lugar nenhum! você tem esse cd "mmm...gumbo" ? se tiver, poderia me passar?
brigada desde já e parabéns pelo blog maravilhoso!
beijoss
padurso@gmail.com

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта caminoturno.blogspot.com