terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Kojima revela filmes que influenciaram Metal Gear Solid

Quem conhece o mundo dos games sabe que, se existe um jogo cinematográfico, este é o Metal Gear Solid. Sabe-se também que o criador Hideo Kojima sempre foi muito fã de cinema e já tinha dado várias entrevistas afirmando que tinha se inspirado em muitos filmes para construir seu jogo. Acontece que no recentemente no Japão, uma rede de locadoras está com uma promoção que destaca 15 filmes que teriam inspirado e influenciado a série, listados pelo próprio Kojima.

Alguns já eram conhecidos, de tão óbvias referências. Um personagem marcante, Sniper Wolf, foi tirada da menina vietnamita de Nascido para Matar. Outro chega a ser uma citação: o personagem Hal Emmerich (Otacon) tem esse nome para homenagear 2001: Uma Odisséia no Espaço, o que não é novidade. Essa ficou por conta da bandana usada pelo protagonista. Sempre se achou que era por causa do Rambo, mas na verdade era por causa do filme de Michael Cimino, O Franco Atirador.

A camuflagem stealth, famoso modo invisível, presente em quase toda série, foi uma clara referência a Predador. Já em MGS4: Guns of the Patriots, o movimento da câmera em Filhos da Esperança e o ambiente do oriente médio em Falcão Negro em Perigo foram as inspirações. Mesmo assim, Kojima fez questão de ressaltar que a principal fonte foi o agente James Bond, principalmente os filmes com Sean Connory.

Mas o que estranho foi que grande obras das quais Kojima visivelmente sugou ficaram de fora da lista. Solid Snake é Snake Plissken escarrado, herói de Fuga de Nova York. O Metal Gear Rex, robô do jogo para PSX é muito semelhante ao ED-209 do Robocop. A abertura de Rambo II foi praticamente reencenada na abertura de MGS3: Snake Eater. O Exterminador do Futuro certamente influenciou a temática futurista. O motivo por não constarem na lista não se sabe, mas não poderia se falar de filmes e Metal Gear sem esses, queira Kojima ou não.

De qualquer forma, ficou muito boa a lista, grandes clássicos e filmes de ação. Grandes filmes que inspiraram simplesmente o melhor jogo de todos os tempos. Abaixo as capas e os respectivos nomes.


































































*não fazem parte da lista divulgada

Fogo Contra Fogo (1995)
Os Canhões de Navarone (1961)
Predador (1985)
Filhos da Esperança (2006)
Nascido para Matar (1987)
Fugindo do Inferno (1963)
Falcão Negro em Perigo (2001)
A Identidade Bourne (2002)
Duro de Matar (1988)
O Franco-Atirador (1978)
Despertar dos Mortos (1978)
007 - Cassino Royale (2006)
Planeta dos Macacos (1968)
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
007 Contra Goldfinger (1964)
*Fuga de Nova York (1981)
*Rambo II (1985)
*Exterminador do Futuro (1984)
*Robocop (1987)
-

9 comentários:

Anônimo disse...

Opa Marcus, tudo bem? Então, eu não sabia dessa novidade e olha que eu já joguei muito o Metal Gear. Bons filmes mesmo.

Abraço.

Anônimo disse...

Nunca joguei este jogo, mas sempre esteve claro para mim a influência que o cinema teve sobre os jogos de videogame e vice-versa!

Anônimo disse...

Realmente, Metal Gear Solid é um trabalho fenomenal para os games.
Gostaria de jogar todos, do começo ao fim. Só vi algumas cenas.
A lista das influências é ótima.
Lembra mesmo alguma coisa de The Deer Hunter.

Anônimo disse...

Marcus, interessante este post sobre filmes que influenciaram jogos. A respeito da Libertadores, a competição preferida de todos os são-paulinos e gremistas que se prezem, a pré-fase para o Palmeiras já começa nesta quinta no Palestra. Os adversários que restam definir os grupos de Grêmio e São Paulo já começam a se enfrentar na quarta. Abs.

Dr Johnny Strangelove disse...

Só tira Bourne ... Bourne fede ...

O resto é foda ...
CALL ME SNAKE CACETEEEEEEE!

Anônimo disse...

Puxa, que lista hein! Realmente esses filmes servem como uma bela fonte de inspiração mesmo...

Anônimo disse...

Não sou fã de games, mas só de ver a quantidade de filmes bons aí dá vontade de jogar este.

Ciao!

Anônimo disse...

Faltou O Profissional aí. Inicialmente a Meryl seria uma garota tal qual a Matilda. O Yoshinkawa que convenceu o Kojima a mudar pra uma adulta, pelas imagem errada que a relação dela com o Snake poderia passar.

Abraço

Unknown disse...

eu axo q o filme q + se pareci com o game, é BOURNE.. o filme tbm é mt bom e estratégia ele tem de sobra q nem no game...