Southland Tales, Richard Kelly, 145 min., 2006
Richard Kelly foi muito ousado no seu segundo filme, Southland Tales. Confesso que tive que assistir duas vezes para decidir se gostava ou não. Mais uma vez o tema é o fim do mundo, mas aqui o apocalipse é num tom mais irônico, bem mais debochado. Enquanto o mundo segue na terceira guerra mundial e uma nova forma de energia é criada, um ator famoso se perde e sofre amnésia e um policial é seqüestrado por rebeldes neo-marxistas. Mesmo nesse cenário apocalíptico, futurista e surreal, ainda sobra tempo para fazer piadas com sexo (tesão adolescente não é crime!). Com uma trama muito confusa, que mixa internet, controle governamental sobre tudo, explosões nucleares, programa de atrizes pornô e viagens no tempo, o filme conclui de forma satisfatória numa bela seqüência. Mais incrível é o elenco, cheio de nomes desacreditados como The Rock, Justin Timberlake e Seann Willian Scott, e carimbados como Sarah Michelle Gellar, mas que interpretam muito bem seus personagens (destaque pra Seann). Ainda inferior que Donnie Darko, Kelly não deixa opção pra meio termo aqui, ou você adora ou você odeia Southland Tales. Eu fico com a primeira opção.
Richard Kelly foi muito ousado no seu segundo filme, Southland Tales. Confesso que tive que assistir duas vezes para decidir se gostava ou não. Mais uma vez o tema é o fim do mundo, mas aqui o apocalipse é num tom mais irônico, bem mais debochado. Enquanto o mundo segue na terceira guerra mundial e uma nova forma de energia é criada, um ator famoso se perde e sofre amnésia e um policial é seqüestrado por rebeldes neo-marxistas. Mesmo nesse cenário apocalíptico, futurista e surreal, ainda sobra tempo para fazer piadas com sexo (tesão adolescente não é crime!). Com uma trama muito confusa, que mixa internet, controle governamental sobre tudo, explosões nucleares, programa de atrizes pornô e viagens no tempo, o filme conclui de forma satisfatória numa bela seqüência. Mais incrível é o elenco, cheio de nomes desacreditados como The Rock, Justin Timberlake e Seann Willian Scott, e carimbados como Sarah Michelle Gellar, mas que interpretam muito bem seus personagens (destaque pra Seann). Ainda inferior que Donnie Darko, Kelly não deixa opção pra meio termo aqui, ou você adora ou você odeia Southland Tales. Eu fico com a primeira opção.
E aqui, sem nenhum spoiler, a parte mais legal do filme:
30 comentários:
Pois eh Marcus, e eu fico no segundo time. Como disse lá no blog, a confusao mental foi demais pra mim. Fico com o Donnie Darko de longe!!!
Esse foi muita viagem!
Abraço!
é aquela coisa ...
tó no primeiro time ...
ehehehe
eu gostei ... tem coisas que nesse filme vai ser extremamente dificil acontecer de novo e você sabe no que estou falando ... abraços
Eu tinha curtido quando vi essa cena do Justin que vc postou aí... e fiquei ansioso de ver o filme.. aidna não o loquei, mas ainda tenho esperança de ser algo legal... tomara que eue steja no primeiro time, heeh... adoro trabalhos audaciosos, diferentes, bem com a cara do Kelly e o que ele fez em "Donnie Darko"... mas me desaponta profundamente e ter que ver um filme com o "the rock" no elenco.. argh..rs...
abraços!!!
Não vi Donnie Darko ainda, mas, pelo que se vê, Southland Tales decepciona, não.
Saudações!!!
Não gosto muito de "Donnie Darko" e nem espero muito desse "Southland Tales". Sua opinião é a primeira que eu leio e que trata a obra de forma positiva.
Bom final de semana!
Fico feliz que muitos tenham entendido a proposta desse "Southland Tales", visto que "Donnie Darko" é um dos meus fez filmes favoritos. Ainda assim, confesso que fiquei decepcionado com o resultado desse longa, apesar de não ser tão ruim quanto muitos afirmavam. E juro que não sei se gostei ou não dessa cena...
Abraço!
Já ouvi muitos comentários negativos sobre esse filme e alguns poucos positivos. Aqui no mundo dos blogs já vi dois comentários a favor do longa: Um seu e outro do João Paulo.
Encontrei ele na locadora, depois alugo.
Perdemos de ganhar 3 pontos e seguir na cola da raposa, hein?
Mas sempre avante tricolor...a glória nos aguarda...
Ainda não vi o filme, mas como não gostei de DONNIE DARKO, não levo muita fé em SOUTHLAND TALES.
Bom, mas tesão adolescente não é crime mesmo...
Abs!
Esse eu ainda não vi, mas estou curiosa, e ja consta na minha listinha.
Marcus, sua opinião sobre o filme é até agora a que mais se aproxima da minha. Meu texto sobre ele vai sair em breve, mas admiramos as mesmas coisas. Donnie Darko é maravilhoso e acho que a falha de Southland Tales seja o excesso de informação, mas o film tem muito a dizer, é muito ousado e imaginativo, possui um elenco bizarro e ótimas sequências. A que você listou é uma de minhas preferidas, principalmente porque adoro The Killers e a letra possui muito significado com o contexto da obra.
Enfim, ótimo filme!
ps: vou te linkar, blz??
Ciao!
hummmmm
nossa uma merda !!
desculpa gente puxa ta faltando cultura .. nossa ném por curiosidade vale a pena perder tempo....
Southland Tales recebeu uma avalanche de críticas negativas, porém não estou entre os detratores. Sou admirador do trabalho de Richard Kelly. Tentarei explicar um pouco do enredo.
CONTÉM SPOILERS
Após a explosão e o início da terceira guerra mundial os cientistas (e neomarxistas) estudam e descobrem uma forma de combustível alternativo, denominado carma fluído. As ondas oceânicas são a força-motriz da geringonça que produz o carma fluído. Porém, seu funcionamento acarreta a desaceleração planetária e o aparecimento de uma fenda na quarta dimensão, ou seja, uma espécie de máquina do tempo no deserto. Os cientistas enviam Boxer Santaros como cobaia da experiência, ou seja, encontrar o seu "eu" passado e futuro. O Boxer Santaros do presente é assassindo por Serpentine (a oriental namorada do Barão) e quem retorna é o Boxer Santaros "eu" do futuro. Todavia, Boxer Santaros foi conduzido ao deserto pelo policial Ronald e este entrou na fenda da quarta dimensão. Então, retornam do deserto, Boxer Santaros (do futuro) Ronald (do presente) e Roland (eu futuro de Ronald), todos com amnésia. Estes dois permanecem sob o domínio dos neomarxistas e Boxer Santaros (do futuro) sob a proteção de Krysta Now. Boxer Santaros (do futuro) escreve um roteiro para o filme denominado "The Power", sendo divulgado pela internet e chegando as mãos dos neomarxistas ("é isto mesmo Senhor Santaros, o mundo termina exatamente como o senhor imaginou") O roteiro descreve os acontecimentos até o fim do mundo. Roland, progressivamente vai se dando conta que é o "eu" futuro de Ronald. Percebe a necessidade em encontrar Ronald e que algo ruim está para acontecer, pois Ronald se sente culpado por desfigurar o piloto Abilene numa manobra desastrosa no Iraque. Surge uma nova droga, o carma fluído sintetizado. Desenvolvida e testada pelo Barão em soldados americanos que retornaram do Iraque e que é capaz de alterar a percepção mental de espaço e tempo. Conecta o usuário aos seus diferentes "eus" e os usuários entre si ("basta seguir o fluxo do sangue") Roland injeta carma fluído em seu pescoço com o propósito de rastrear e encontrar seu "eu" presente, ou seja, Ronald. Enquanto isso, os cientistas revelam à Boxer Santaros, a natureza do corpo incinerado no deserto e que se encontra no Zeppelin do Barão, ou seja, um Boxer Santaros do passado. Boxer Santaros descobre que é o "eu" futuro e que seu roteiro são acontecimentos reais e previstos por ele. É revelado que a quarta dimensão entrará em colapso quando os dois "eus" do policial Ronald se encontrarem e apertarem as mãos. Os neomarxistas usaram o roteiro de Boxer Santaros para dar o golpe final no capitalismo e acabar de vez com a célula republicana. Ele escreveu o futuro e no encontro dos dois "eus" de Ronald, o furgão sobe até o Zeppelin do Barão, surgindo o momento propício para o terrorista neomarxista disparar o foguete e acabar com o capitalismo. ("e é assim que o mundo acaba, não num choro, mas numa explosão) A explosão do Zeppelin que Boxer Santaros tenta evitar no último instante, buscando evacuar o dirigível. Além disso, há um segundo plano, se o roteiro de Boxer Santaros falhasse, os neomarxistas divulgariam o vídeo de Santaros e Krysta transando para desmoralizar os republicanos nas eleições. Porém, o mundo permanece intacto perante o furgão e o aparecimento do vórtice da quarta dimensão. Consuma-se o encontro e o aperto de mão de Ronald e Roland. Os dois "eus" do policial se tornam um só e o mesmo quando o reflexo de Ronald desaparece dos olhos de Roland ("e é assim que o mundo acaba, não com um choro, mas com um aperto de mão") Será que a quarta dimensão entrou em colapso? Será que o mundo acabou?
CURIOSIDADES
No início do filme, quando Roland está brincando em frente ao espelho e percebe um atraso na imagem. Dá a entender que se Roland é um “eu” futuro de Ronald, suas ações ultrapassam o presente e o diretor se vale de uma metáfora para instigar o espectador. O “eu” futuro de Ronald antecipa os próprios atos. Além do fato de Boxer Santaros ter permanecido 69 minutos no deserto com seu outro “eu” e surgir uma Proposição 69 que é defendida pelos republicanos e rechaçada pelos neomarxistas. Porém, o enredo falha em não explicar o que pensa Roland ao ver Ronald amarrado e sedado nas mãos dos neomarxistas no início do filme. Pensa ser um irmão gêmeo ou tem consciência que é seu “eu” presente?
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