terça-feira, 28 de março de 2006

Capote

Duração: 98 min.
Ano de Lançamento (EUA): 2005
Direção: Bennett Miller


Vencedor do Oscar de melhor ator para Philip Seymour Hoffman, Capote conta como foi feito o livro "A sangue frio", pelo então jornalista da revista "New Yorker" Truman Capote, sobre o assassinato de uma família inteira numa pequena cidade do interior. Porém, o foco principal do filme não é o assassinato e sim a relação do escritor com um dos homicídas.

Tudo começa em novembro de 1959, com Capote e sua amiga Harper Lee (Catherine Keener), escritora de O sol é para todos, indo para a cidade de Holcomb, no Kansas, para fazer a matéria sobre o brutal assassinato. Chegando lá eles ficam amigos do xerife Alvin Dewey (Chris Cooper), comandante da investigação. Após acharem os dois culpados, Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino) são condenados à forca, Capote começa a entrevistá-los e a engenhar seu famoso livro.

Truman Capote começa a ter uma identificação maior com Perry, sendo que ambos sofreram muito ao decorrer de suas vidas, criando uma amizade, mesmo tendo em vista que ele estava se aproveitando de ambos, esperando o dia da execução. Ele até mesmo os ajuda, contratando advogados para prorrogar a execução, com intuito de poder tirar informações para o livro. Mesmo com tudo isso, Capote acreditava que existia humanidade nos dois, mas sabia que eram dois assassinos. Um detalhe: depois de ter concluído "A sangue Frio", Capote jamais escreveu outro livro.

Destaque mesmo merece a atuação de Philip Seymour Hoffman, que a princípio é meio estranha, mas teria sido muito coerente com o Capote original. O ego do escritor também era conhecido, pois é dele a famosa frase "this is not writing is typewriting" (isso não é escrever, é datilografar) ao ler parte de On the Road, bíblia da geração beat escrita por Jack Kerouac. Era só o que faltava, o cara falar mal dos beats, mas enfim...

O filme foi bem dirigido por Bennett Miller, sendo o segundo de sua carreira. Uma fotografia discreta, com planos de filmagens muito parecidos. Tecnicamente não tem erros ou falhas grotescas. Seria melhor ler o livro antes de assistir o filme, pois lá estão os detalhes que dariam uma melhor compreensão ao fascínio de Capote por Perry e Dick. É uma bela obra, que faz jus a fama do livro, considerado um dos maiores expoentes da literatura americana.