segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Retorno do Poderoso Chefão


Chegou às lojas norte-americanas o livro 'The godfather returns' ('O retorno do poderoso chefão'), livro escrito por Mark Winegardner depois que ele ganhou um concurso promovido pela editora Random House e pelos herdeiros de Mario Puzo.

A obra tem recebido críticas bastante diversificadas e em menos de 10 dias já entrou em sua quarta edição. A história do livro se passa entre o primeiro e o segundo filmes, com Michael Corleone ignorando uma trégua com a máfia de Chicago e levando sua família para o oeste, onde ele acredita que um dia eles conseguirão limpar seus negócios e torná-los legítimos.

No entanto, a história não deve ter agradado a Paramount Pictures, que tenta há vários anos produzir um quarto filme para uma das melhores séries já produzidas pelo cinema. É que a decisão de situar o livro várias décadas no passado não permite que se aproveite o mesmo elenco do original, já que Al Pacino - o ator principal - tem agora o dobro da idade necessária.

De qualquer forma, Winegardner não será o responsável pela adaptação. "Filmes são um processo de extrema colaboração", ele comentou. "Prefiro permanecer como um autor de romances, pois assim fico com o total controle criativo da obra. Sou os atores e o diretor, sou Deus. E quem prefere deixar de ser Deus?", comentou ao site tallahassee.com.

Originalmente, os planos para o quarto filme da série seriam baseados num trecho do livro não adaptado para as telas, no qual duas linhas temporais correriam paralelamente. A primeira seria ambientada nos anos 30, durante a juventude de Sonny Corleone. A segunda mostraria o Vincent Corleone comandando o império mafioso de sua família, que assumiu no terceiro filme. A Paramount ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo longa.

Nenhum comentário: