segunda-feira, 30 de julho de 2007

Morre Ingmar Bergman aos 89 anos

Retirado do site UOL Cinema

O lendário cineasta sueco Ingmar Bergman, que influenciou gerações de cinéfilos com suas obras sombrias sobre temas como a morte e os tormentos sexuais, morreu nesta segunda-feira, aos 89 anos.

Sua filha Eva disse à agência sueca de notícias TT que o diretor e roteirista autodidata morreu em sua casa, na ilha de Faro, no mar Báltico.

Entre seus filmes mais conhecidos estão "Morangos Silvestres", "Cenas de um Casamento" e "Fanny e Alexander", vencedor de quatro Oscars. Esses filmes ajudaram a tornar a Suécia mundialmente associada à melancolia, mas fizeram de Bergman um mestre do cinema mundial.

Ao longo da carreira, ele realizou 54 filmes, 126 produções teatrais e 39 peças de rádio, além de programas para TV.

Suas obras-primas frequentemente lidavam com a confusão sexual, a solidão e a vã busca pelo sentido da vida -- temas que muitos atribuíam a uma infância traumática, quando ele era agredido pelo pai.

"Ele era um dos grandes", disse por telefone Jorn Donner, produtor de "Fanny e Alexander". "Eu o conhecia havia mais de 50 anos."

A vida particular de Bergman também costumava colocá-lo sob os holofotes. Casou-se cinco vezes, com mulheres bonitas e talentosas, e teve relacionamento com suas principais atrizes.

Em 2001, disse à Reuters, numa rara entrevista, que seus demônios pessoais haviam atormentado e inspirado sua vida inteira.

"Os demônios são inumeráveis, aparecem nos momentos mais inconvenientes e criam pânico e terror", disse Bergman na época. "Mas aprendi que, se eu puder dominar essas forças negativas e colocar arreios nelas, elas podem funcionar em meu benefício."

O jovem Bergman, que passou uma infância doentia, costumava apanhar do pai, um pastor luterano.

Em 1956, Bergman obteve reconhecimento internacional com "O Sétimo Selo", no qual está a clássica cena em que o cavaleiro medieval, à procura de Deus e do sentido da vida, joga xadrez com a morte. No ano seguinte, o filme recebeu o prêmio do júri em Cannes.

Em 1960 e 61, Bergman ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Voltaria a receber quatro estatuetas (inclusive, de novo, filme estrangeiro) em 1983, por "Fanny e Alexander", um filme com versões de três e cinco horas.

Depois de "Fanny e Alexander", o diretor anunciou sua aposentadoria do cinema, tendo dirigido apenas alguns especiais de TV, como o elogiado "Saraband", de 2003.

Bergman se estabeleceu na ilha Faro ("das ovelhas"), na costa sudeste da Suécia, depois de rodar sete filmes ali. Todos os verões, a ilha celebra a vida e obra de Bergman.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Zodíaco

Título original: Zodiac
Direção: David Fincher
Ano de lançamento (EUA): 2007
Duração: 158 min.





No dia 4 de julho de 1969, aproximadamente às 23 horas, Darlene Ferrin e Michael Mageau foram baleados numa estrada vazia em Vallejo, condado de San Francisco, Califórnia. Após alguns dias, os três principais jornais da região recebem uma carta de alguém que dizia ser o assassino do casal de Vallejo, além de confessar outros homicídios. As cartas são cheias de criptogramas e códigos, e o autor se auto-intitula Zodíaco. David Fincher traz a história de um dos serial killers mais procurados e mistificados da história dos EUA.

Primeiramente, vale lembra que é um filme bem diferente de Se7en, que também aborda assassinos em série e inclusive reinventou o gênero. O foco aqui não são os crimes e suas carnificinas ou o ‘artista’ criador deles, mas sim o fascínio e curiosidade que esses assassinos exercem sobre as pessoas. Mostra principalmente a obsessão do cartunista Robert Graysmith (autor do livro no qual o filme se baseia, que é interpretado por Jake Gyllenhaal) e do policial David Toschi (Mark Ruffalo) para descobrir a verdadeira identidade do Zodíaco e como isso mudou totalmente suas vidas, tanto pessoal como profissionalmente.


Fincher também é obsessivo. Perfeccionista de carteirinha, ele chegou a repetir 70 vezes um único take (Kubrick fez algo parecido em De Olhos Bem Fechados se não me engano) até que saísse do seu jeito. Apesar de ele ter um estilo mais arrojado, mais engenhoso e diferente (como podemos ver bem direitinho em Clube da Luta), Zodíaco é mais ‘simples’ mas de grande qualidade, com um ar mais documental, talvez até devido à extensa pesquisa realizada em torno do assunto, inclusive indo buscar teorias esquecidas e rejeitadas pela polícia.

Um filme diferente e singular de um serial killer, que aterrorizou e também intrigou grande parte da população e autorida
des envolvidas. Com uma direção competentíssima e uma história consistente, além de verídica, que permanecerá eternamente como um mistério, pois o real assassino nunca foi descoberto (mais uma vez um leve traço da visão pessimista do diretor). Zodíaco desponta como um dos destaques do ano e consagra ainda mais David Fincher como um dos grandes diretores contemporâneos.




A série Metal Gear, considerada por muitos (e por mim também) a maior obra-prima dos games de todos os tempos, faz 20 anos nessa semana. Pra completar, um trailer de um demo jogável de Metal Gear Solid 4 - Guns of the Patriots deve ser lançado. A humanidade agradece eternamente.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Clássico dos quadrinhos ganhará adaptação cinematográfica

Seguindo a onda das adaptações de quadrinhos, que têm se mostrado rentáveis pra os estúdios, a graphic novel de Alan Moore será mais uma aposta de Hollywood. A tão aclamada Watchmen, que ganhou o prêmio Hugo de literatura e foi listada pelo jornal The New York Times como uma das cinco maiores obras literárias do século XX. A história é uma trama complexa sobre um derrocado grupo de heróis decadentes, convivendo com seus próprios fantasmas no mundo tenso e desesperançoso da guerra fria.

O diretor do filme será Zack Snyder, que adaptou recentemente a obra 300, de Frank Miller, para o cinema. O roteiro ficará a cargo de David Hayter (X-men 2), com elenco ainda não divulgado. Com previsão de estréia para 2008, Watchmen chegará aos cinemas contra a vontade de seu criador Alan Moore, que já afirmou repetidas vezes que não gosta de adaptações.


Por Luciano Evangelista

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Notícias e mais notícias...

Arquivo-X 2: Segue a novela ou agora vai?
Retirado do site Ometele

Desta vez, o segundo filme de Arquivo X está mesmo por vir. Durante um evento em Los Angeles, o ator David Duchovny, que vive o agente Fox Mulder, disse que a produção está próxima de começar.

Ao Premium Hollywood, ele disse que o roteiro de Chris Carter e Frank Spotnitz está pronto. Duchovny deve receber o script esta semana. Ainda de acordo com o ator, Carter, o criador da série de TV, estreará na direção de longas-metragens com Arquivo X 2.

Gillian Anderson retornará para o papel de Dana Scully e o plano é lançar o filme no ano que vem. Todas as nove temporadas de Arquivo X e o filme de 1998 estão disponíveis no Brasil em DVD.


Robert De Niro produz cinebiografia do chinês Mao Tse-Tung
Retirado do site Cinema em Cena

Robert De Niro pretende levar para as telas a cinebiografia do presidente da China, Mao Tse-Tung. De acordo com a Variety, De Niro vai produzir o longa através de sua companhia Tribeca Productions.

Ele também conta com a colaboração de Jane Rosenthal, que participou da produção de seus últimos trabalhos, incluindo o recente O Bom Pastor, que esteve em cartaz este ano.

O projeto terá como base para o roteiro o livro Chasing the Dragon: A Veteran Journalist´s Firsthand Account of the 1949 Chinese Revolution, assinado pelo jornalista Roy Rowan. O escritor viajou para a China para cobrir a guerra civil e acompanhou de perto a ascensão de Tse-Tung e seu exército. Durante esse tempo, Rowan se apaixonou por uma mulher que pode ter sido espiã.

Os roteiristas estreantes Yuri Sivo e John Marans serão os responsáveis pela adaptação da história. A Universal é o estúdio por trás do projeto.



Pra quem quiser baixar, fiz um pack com algumas músicas pra comemorar o dia Rock n' Roll, que foi sexta passada. Tem Rush, AC/DC, Led Zeppelin, The Who e Wolfmother. Só clicar aqui e fazer o download.
Tutorial para baixar do Rapidshare aqui.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Dia Mundial do Rock

Só pra não passar em branco a data...


Um 'Salve' para os deuses do Rock n' Roll!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Top 10 - Al Pacino



10º - Angels in America
9º - O Informante
8º - O Poderoso Chefão
7º - Pagamento Final
6º - Advogado do Diabo
5º - O Poderoso Chefão - Parte II
4º - Fogo Contra Fogo
3º - Scarface
2º - Um dia de Cão
1º - Perfume de Mulher


O amigo gremista Ronald, do blog Cine Art me passou a seguinte corrente: listar cinco livros e cinco blogueiros conhecidos. Pois bem, agora passo a corrente para Otávio Almeida (Hollywoodiano), Rik Bakemon (Bakemon), Kamila (Cinéfila por Natureza), Sérgio Lopes (Cine-Asia) e Vinícius Pereira (Blog do Vinícius). É simples, citem 5 livros e depois 5 pessoas, nada que traga azar ou algo parecido, hehe.

A Peste - Albert Camus
Misto Quente - Charles Bukowski
Grêmio, Nada pode ser maior - Eduardo Bueno
Laranja Mecânica - Anthony Burgess
Uma Temporada no Inferno - Arthur Rimbaud

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Black


Quem disse que sair explodindo a tudo e a todos não é divertido? Violência e destruição são caminhos para a redenção em Black, onde o grupo de elite Black-Ops persegue a todo custo o grupo terrorista Seventh Wave. Lançado no começo de 2006, o jogo ainda se mantém como o melhor e principal FPS (first person shooter – tiro em primeira pessoa) do PS2.


Veja a análise completa no Caminhante Noturno Games.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Produção de 'Sex and the City' começa no final do ano

Retirado do site Cinema em Cena

Parece que desta vez o seriado Sex and the City realmente ganhará a sua versão para a telona. Segundo a Variety, a New Line está próxima de fechar um acordo com a HBO para distribuir e financiar o projeto. Além disso, as filmagens estão previstas para começarem ainda no final deste ano.

As atrizes do elenco principal, Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon, reprisarão suas personagens. Parker será produtora do filme, enquanto a direção ficará aos cuidados de Michael Patrick King, roteirista e produtor da série.

Os problemas salariais de Cattrall, que exigia um valor próximo ao de Parker, foi resolvido pela HBO. De acordo com a fonte, a atriz está contente com o bom salário e pode estrelar um seriado no canal. Para o elenco secundário, está confirmada a presença do ator Chris Noth, que viveu Mr. Big, namorado da personagem de Parker.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Labirinto do Fauno

Título original: El Laberinto del Fauno
Diretor: Guillermo del Toro
Duração: 112 min.
Ano de lançamento (MEX): 2006





Escrito e dirigido por Guillermo del Toro, o filme foi um dos destaques do último Oscar, levando 3 estatuetas para casa, além de arrematar vários outros prêmios, como BAFTA e Goya. O diretor novamente usa a guerra civil espanhola, já retratada pelo mesmo em A Espinha do Diabo, como pano de fundo para a trama e consegue um belíssimo resultado misturando fantasia com guerra em O Labirinto do Fauno.

A primeira vista, parece mesmo ser uma obra de fantasia, algo mais infantil, mas isso é só a primeira vista. O filme é pesado, forte, cruel. A história se passa após o final da Guerra Civil Espanhola, porém ainda sobraram alguns focos da Resistência. Carmen se muda com sua filha, Ofelia (interpretada muito bem por Ivana Baquero) para um acampamento militar fascista onde está o Capitão Vidal, seu marido. Certa noite, uma pequena fada guia Ofélia até um abandonado labirinto onde um Fauno, um ser mágico, lhe diz que está destinada a ser princesa em um reino distante, mas para isso ela precisa cumprir três tarefas antes.


Não tem como dizer de outra maneira: o filme é um verdadeiro espetáculo em todos os quesitos, da interpretação dos atores até a iluminação. Outro grande destaque é o ator Sergi López, que está impecável como o temível Capitão Vidal. Alias, uma das coisas que mais marca no filme é a brutalidade. Dois exemplos claros disso é o que acontece com os caçadores de coelhos e, após as batalhas, tanto os governistas quanto os rebeldes, passam pelos corpos dando um tiro em suas cabeças, para que não haja nenhuma dúvida de que estão mortos. Mas no meio disso tudo tem a pequena Ofelia, que surge como um sopro de esperança no meio de um inferno. O dúbio final encerra com chave de ouro, de certa forma deixando para que o espectador escolha em que acreditar O dúbio final encerra com chave de ouro e, de certa forma, deixando para que o espectador escolha em que acreditar.

Já é um franco favorito à melhor filme do ano, tendo em vista que assisti com quase 6 meses de atraso, infelizmente. O que seria do mundo sem a ingenuidade, a imaginação, a imagem do mundo pelos olhos de uma criança? Somente ódio, guerra, desespero? Posso ter extrapolado, mas para mim foi essa mensagem que ficou. Guillermo realmente ‘se puxou’ para criar algo ao mesmo tempo belo e cruel, colorido e cinzento, cheio de vida e cheio de sangue.

domingo, 1 de julho de 2007

Trilhas Sonoras para download - Blade Runner


Links para baixar:
Rapidshare - Clique Aqui
Multiply - Clique Aqui


Tutorial explicando como baixar do Rapishare aqui.
Multply: necessário ser cadastrado para efetuar os downloads.


Próxima OST: PEQUENA MISS SUNSHINE, de Jonathan Dayton e Valerie Faris.