sexta-feira, 6 de abril de 2007

Preview: Cartola

Estreiou na última sexta-feira, em circuito nacional, o documentário sobre um dos grandes nomes da música nacional: o sambista e compositor Cartola. Dirigido por Lírio Ferreira (Árido Movie) e co-dirigido pelo roteirista Hilton Lacerda, Cartola: Música para os Olhos levou cerca de cinco anos para ser concluído, após uma longa pesquisa entre biografias, amigos e entrevistas. Apesar de ser um documentário, o longa tem um formato bem inovador pro gênero, segundo a opinião da crítica em geral.

Autor de aproximadamente 500 músicas, como "O mundo é um moinho" e "As rosas não falam", Angenor de Oliveira nasceu em 1908 e ajudou a fundar a escola de samba Estação Primeira de Mangueira em 1928. Cartola teve momentos difíceis, mesmo tendo nascido em uma família de classe média (tanto que várias vezes teve que vender suas canções), além de problemas de saúde. Foi redescoberto em 1956 após um longo período sumido e gravou pela primeira vez num estúdio em 1966.

Está disponível um pequeno arquivo com 5 músicas deste que, provavelmente, é o maior poeta que já existiu no samba. Um nome pra ser lembrado eternamente com uma obra pra ser apreciada eternamente.


Clique AQUI para baixar o pack com as músicas
Dúvidas? Clique AQUI para ver um tutorial sobre o Turbo Upload

5 comentários:

Anônimo disse...

Preste atenção, (...) vai triturar teus sonhos tão mesquinhos

CARTOLA é gênio da música mundial. Que bom que ganhou documentário sobre sua poesia. Mas como cinéfilo exigente que sou, bem que gostaria de ver um drama ficcional sobre essa grande personalidade!

Pensando bem, do jeito que anda o cinema nacional, melhor não, hehehehehehehe

abração!

Anônimo disse...

Pretendo ver esse documentário, só não sei quando farei isso (geralmente esses filmes saem com poucas cópias e demoram pacas pra chegar em DVD). Baixei as músicas e, mesmo não fazendo tanto meu estilo, adorei "Preciso me Encontrar", que é realmente um clássico. Até mais!

Museu do Cinema disse...

O cartaz do filme demonstra uma qualidade bem vinda para os filmes nacionais.

Anônimo disse...

Imperdivel!

Marcus Vinícius disse...

Túlio: tava na hora mesmo, o cara é praticamente um dos fundadores do samba! A simplicidade e a coerência das letras são impressionantes. Um poeta, sem mais nem menos.

Vinícius: isso é vergonhoso mesmo, na minha cidade não deve vir nem o poster dele, hehe. Samba não é meu estilo também, mas pro Cartola eu abro uma exceção. Inclusive, Preciso me encontrar faz parte da trilha de 'Cidade De Deus'.

Cassiano: o cartaz e outro detalhe que, mesmo sem assistir tenho certeza que é ótimo: a trilha, hehe. Mas tchê, e o nosso time hein, que que houve?!?! Mas agora já foi, o negócio é socar o Cerro e seguir o baile.

Anônimo: pode crer! =D


Abraços a todos!