quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Monty Python em busca do Cálice Sagrado

Título Original: Monty Python and the Holy Grail
Duração: 91 minutos
Ano de lançamento (ING): 1975
Direção: Terry Gilliams e Terry Jones


A melhor comédia de todos os tempos. Criado pelos humoristas do grupo inglês Monty Python, o filme conta a história de Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, que saem em busca do Santo Graal, mas claro que do jeito deles.

São tantas as cenas engraçadas, como o próprio início, com o rei Arthur cavalgando sem cavalo, o cara recolhendo os mortos, os famosos cavalheiros que dizem “Ni”, o dono do castelo conversando com seus dois guardas, o cavaleiro negro, os guardas franceses, a aldeia querendo queimar uma “bruxa”, os menestréis do Sir Robin, a ponte da morte e mais algumas.

Como o filme é antigo, a produção é meio, como é que vamos dizer... “tosca”, como num filme B, mas o humor é inabalável. Poxa, nenhum dos defeitos, ou efeitos, tiram a graça. O que faltou foi mais tempo de filme, ele tem cerca de 90 minutos, é pouco para muitas risadas. Como prova disso, tem a sequência onde um aldeão anarquista responde para o Rei Arthur que "pegar a espada de uma vagabunda que saiu da água não é base para um sistema de governo". Perfeito.

Quem gosta de uma boa comédia, no estilo bem escrachado, ou algo parecido, um humor negro e sem compromissos vai gostar. Quem conseguir ver o que queriam um bando de ingleses agitando com seu próprio país, com a Idade Média, com Deus e o mundo, com certeza irá apreciar essa obra. E antes que eu me esqueça: NI!

Nenhum comentário: