domingo, 13 de novembro de 2005

No Direction Home - Bob Dylan

Direção: Martin Scorsese
Duração: 208 minutos (DVD duplo)
Ano de lançamento (EUA): 2005


Sempre achei que, se caso algum dia saísse um filme ou documentário sobre a vida de Bob Dylan, o diretor mais capacitado para tal empreitada seria Martin Scorsese. Essa parceria acabou saindo, e seu produto foi o documentário No Direction Home: Bob Dylan. Essa obra conta a vida de um dos maiores nomes da música mundial, o autor de músicas como Blowin' in the wind, A hard rain's a-gonna fall, Like a rolling stones e centenas mais. O filme vai desde as raízes de Bob no Minnesota, na cidade de Duluth, até a sua chegada em Nova York, nas noites de apresentações no Greenwich Village, além de passar por suas influências, como Woody Guthrie.

Dos comentários, o que mais gostei foi do poeta beat Allen Ginsberg (de qual sou fã também, assim como de Dylan), como no momento em que ele conta que, ao ouvir A hard rain's... chorou, pois sentiu que a mensagem de lutar por um mundo melhor havia sido passada. Para quem não sabe, Ginsberg, autor do livro O uivo, foi um feroz ativista contra a guerra e as armas nucleares, e defensor dos direitos humanos. Também tem a participação de Joan Baez, que foi companheira de Dylan por alguns anos.

Também tem alguns momentos, digamos, inusitados, como a vaia que Dylan tomou no Newport Folk Festival, ao subir no palco empunhando uma guitarra elétrica, além da banda que o acompanhava. Na Inglaterra, em Newcastle, as vaias foram muitas. Ao término do show, o público quando questionado se havia gostado ou não, davam respostas como "esse não é o verdadeiro Dylan", ou "não viemos ver uma banda brega, viemos ver um show de música folk", ou até um sujeito achando que Dylan estava "se prostituindo".

Essa obra é fantástica, para os fãs então nem se discute. O legal é que Scorsese sempre foi ligado a música, vide The Last Waltz, principalmente com o blues, visível nas trilhas de seus filmes. E quanto a Bob Dylan, não temo em dizer que foi o músico mais importante da história, até mais importante do que Elvis Presley e John Lennon, praticamente um lenda viva. Posso estar sendo tendencioso demais, porém isso só o tempo irá provar. Grande trabalho de Scorsese, e Deus salve Bob Dylan.

Nenhum comentário: